
ESTUDO DE VIABILIDADE E ESTUDO PRELIMINAR
O estudo de viabilidade lança as principais bases de um empreendimento e auxilia o empreendedor a tomar decisões estratégicas como, por exemplo, a compra de um terreno ou gleba e a viabilidade econômica do empreendimento.
Já o estudo preliminar apresenta uma proposta de solução arquitetônica (partido arquitetônico) com a contextualização geral da proposta.
Contempla a análise do terreno conforme o levantamento topográfico, definição de níveis, acessos, áreas permeáveis, estacionamento, quadro de índices preliminares e afins.
Para a continuidade do desenvolvimento do projeto seja viável, é fundamental que esta etapa já atenda a legislação vigente e diretrizes estabelecidas para o lote.
PROJETO ARQUITETÔNICO E LEGAL
O projeto arquitetônico compreende a montagem e desenvolvimento do material de acordo com a proposta discutida no estudo preliminar.
Pressupõe a ampliação de plantas, bem como cortes e fachadas em escala adequada. Desenhos estes que sejam suficientes para o completo entendimento do projeto.
Já o projeto legal é a adaptação da representação do projeto arquitetônico atendendo as exigências das prefeituras municipais.
Pode haver também a necessidade da vinculação das vagas projetadas aos apartamentos projetados para posterior registro no cartório de imóveis, conforme interesse da construtora ou exigência do município.
COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES
A compatibilização consiste na integração do projeto arquitetônico com os projetos de engenharia, como estrutural, elétrica, hidráulica, ar condicionado, gases medicinais e outros que possam ser necessários, para se viabilize o funcionamento de todos eles, com a garantia da qualidade do projeto arquitetônico.
PROJETO EXECUTIVO
É a representação detalhada de um projeto, suficiente para a execução. Pode incluir especificação de esquadrias, acabamentos, paginação de pisos, paredes, tetos, áreas molhadas, etc.
PROJETO DE ACESSIBILIDADE
O projeto de acessibilidade consiste em adequar acessos, circulações, mobiliário e espaços em geral conforme legislação vigente, como a NBR 9050/2020, por exemplo.
O projeto especifica, por exemplo, os pisos de alerta e direcional, guias de balizamento, corrimãos e guarda-corpos.